pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dança da Espada/Sword Dance


Várias são as histórias que tentam explicar a origem da dança da espada. Uma delas diz que ela rende homenagem à deusa guerreira Neit. Outra diz que os pais costumavam levar suas filhas aos mercados e feiras a fim de ajudá-los no comércio. A espada era um dos produtos vendidos e as mulheres faziam a "propaganda" dançando e equilibrando este artefato em várias partes do corpo. Há a lenda de que as mulheres roubavam as espadas dos guardiões do rei pra mostrar que elas eram muito mais úteis como acessórios de dança do que como armas.
O fato é que a dança da espada exige equilíbrio e calma para executar os movimentos com destaque para os sinuosos. A bailarina coloca a espada na cabeça, mãos, busto, cintura , perna e abdôme. Também faz movimentos no chão mostrando aí grande habilidade. A música geralmente é mais lenta e instrumental.
There are many legends to explain the origin of the sword dance. One of them says it honours the warrior goddess Neit. Another one says parents used to take their daughters to fairs in order to help them sell their products being the sword one of them. The women advertised it by balancing it on parts of their bodies.
There is also a story that tells us women stole the soldier's swords to show they were more useful as a dance accessory instead of a weapon.
Which story is true it is impossible to know. The fact is that the dancer has to stay calm to balance the sword on her head, hands, waist, chest,legs and abdomen while is doing sinuous movements. She also moves on the ground showing great ability.
The music is often instrumental and slow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário