pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

sábado, 21 de maio de 2011

As maiores bailarinas de todos os tempos/The greatest belly dancers of all times - SOHEIR ZAKI


Soheir Zaki (1944)

Soheir Zaki nasceu em Mansoura, Egito e foi a primeira bailarina a dançar músicas da grande Om Khalthoum. Autodidata, Soheir se inspirou nas divas Tahia Carioca e Samia Gamal para criar um estilo simples, gracioso e espontâneo de dança. Começou a se apresentar em casamentos e festas familiares e não demorou muito para que seu talento fosse descoberto. Assim que se mudou para o Cairo, fez apresentações em night clubs.
O auge de sua carreira foi entre os anos 60 e 70. Hoje em dia, Soheir não se apresenta mais, mas fica o seu exemplo de bailarina suave, autêntica, de riso e movimentos naturais que em nenhum momento rivalizou com a música, ao contrário fez com ela uma dupla inesquecível!

Soheir Zaki was born in Mansoura, Egypt and was the first belly dancer to perform Om Khalthoum' songs. She learned how to dance on her own by watching Tahia Carioca and Samia Gamal and developed a gracious, simple and spontaneous style. Soheir used to dance at weddings and family reunions, but it didn't take too much time to have her talent recognized. As soon as she moved to Cairo, she started performing in night clubs.
Soheir was an icon in the 60's and 70's. Nowadays, she doesn't dance anymore, but she is an example of a soft, natural and graceful dancer!







Nenhum comentário:

Postar um comentário