pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

domingo, 18 de julho de 2010

Não Desista!


Muitas são as mulheres que, fascinadas pela beleza da dança do ventre, lotam academias e escolas de dança para usufruir desta arte. Entretanto, depois de dois ou três meses as ilusões caem por terra e as salas vão ficando vazias, pois chega-se à conclusão que dançar é mais do que requebrar o quadril. Como qualquer outra modalidade, a dança do ventre também exige estudo e dedicação. Se você faz parte do grupo que perdeu o entusiasmo e acredita ser impossível dançar com qualidade, saiba então que este é o momento de CONTINUAR!!!!!!




No início tudo é difícil. Entendemos a explicação, mas não conseguimos executar o movimento. Parece que o corpo e a mente estão em completa desarmonia. De fato, é isso que acontece já que, nossa relação com o corpo é intermediada pelo preconceito. Tudo o que está relacionado com a "carne" é visto como impuro e pecaminoso. A menina aprende que a "mulher direita" se esconde fisicamente e prima pela discrição e neutralidade por isso, não nos olhamos nem nos tocamos , pois inconscientemente esses atos podem nos trazer algum tipo de vergonha ou punição. Some-se a isso a dura realidade da vida cotidiana que nos impõe inúmeras atribuições tais como: ser a melhor mãe, filha, irmã, mulher, amante, dona de casa, profissional do mundo!!!! Sim, queremos carregá-lo nas costas porque nos consideramos "mulheres-maravilha" e assim, nossa feminilidade fica sempre de lado.




Você pode achar isso tudo uma bobagem, mas esses condicionamentos morais e sociais vêm à tona na primeira aula de dança quando ao olhar para o espelho nos deparamos com uma pessoa de feições severas e dureza física. No entanto, a sua intuição lhe diz para persistir. A repetição dos movimentos fará com que, aos poucos, você solte suas amarras deixando seu corpo mais flexível. Suas limitações serão percebidas e trabalhadas com maior clareza. A aprendizagem é um processo individual, portanto, não se compare com outras alunas muito menos com bailarinas. Lembre-se que estas também tiveram suas dificuldades. Nem mesmo a mais exímia bailarina encontrou um caminho fácil. Aliás, todas chegaram lá porque perseveraram.




Acredite! A dança é um convite à libertação, pois estimula o auto conhecimento e amor próprio. Em breve, seu corpo falará aquilo que sua alma deseja expressar!!!!


Não desista!!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que esses paradigmas morais são reforçados ou afrouxados de acordo com o contexto político e religioso que se apresenta. O controle do corpo feminino vira e mexe aparece por aí. Por isso, vamos tomar conta do nosso antes que "eles" o façam!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir