pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Egyptian cane dance - Dança do bastão/bengala


This folkcloric dance came from a region in upper Egypt called El Saiidi. Men used to carry a long stick to help them walk as well as shepherd their animals. It was also used as a protection and during celebrations they performed a fight. This is the Tahtib.
The cane dance is a feminine version of the Tahtib in which women, showing ability and strength, twirl the stick around their bodies with delicay and sensuality. The costume is a dress and a head wear.
The rhythm is Saidi. The flute, mizmar, is characteristic of this dance.

Esta dança folclórica é originária da região de El Saiidi no Egito. No passado os homens costumavam usar um cajado para pastorear seus rebanhos e que também lhes servia como arma. Eles acabavam usando este cajado em celebrações sempre simulando uma luta. Esta dança é chamada de Tahtib.
A dança do bastão nada mais é do que a versão feminina do Tahtib na qual as mulheres giram o bastão demonstrando habilidade e força sem perder, no entanto, a sensualidade e delicadeza.
O traje adequado é o vestido juntamente com um lenço na cabeça.
O ritmo utilizado é o Saidi. A flauta mizmar é característica desta dança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário