pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A importância da respiração

Você sabe respirar? A pergunta parece ridícula afinal, se não respirássemos estaríamos todos mortos, mas a maneira como fazemos isso determina nossa qualidade de vida e, no nosso caso, da dança.
Fui me dar conta da necessidade de respirar corretamente durante as aulas de "camelo". Não conseguia "empurrar o ar dentro da barriga" para fazer essa famosa ondulação abdominal. Tive então, que reformular o conceito de inspiração e expiração para dar lugar a uma "nova" respiração: a diafragmática.
O diafragma é um membrana, em forma de parábola, que separa o tórax do abdôme. Ao inspirar ele se contrai e desce empurrando o ar e as vísceras para baixo, por isso a barriga estufa. Consequentemente, a cavidade torácica aumenta e os pulmões se expandem. Ao expirar, o diafragma relaxa, o ar sai por diferença de pressão e a barriga encolhe.


Os bebês respiram direitinho contraindo e relaxando o diafragma; ao crescer, no entanto, perdemos esta habilidade natural e passamos a concentrar a respiração no tórax, o que nos deixa ofegantes e exauridos durante atividades físicas. Você já deve ter sentido dor no baço, por exemplo, ao tentar executar um movimento de dança ou repeti-lo inúmeras vezes. A respiração diafragmática em contrapartida, possibilita uma melhor oxigenação das células, orgãos e tecidos contribuindo para que tenhamos mais energia e disposição. As sinapses aumentam fazendo com que o cérebro trabalhe de forma mais eficiente. Isto por sua vez, nos traz serenidade para enfrentar problemas ou situações desafiadoras já que, temos maior discernimento.

Tendo em vista estes benefícios, pratique este exercício: coloque a mão sobre o ventre e sinta seu movimento. Repita para si mesma que ao inspirar a barriga enche e ao expirar ela murcha. Escolha uma música relaxante e um lugar tranquilo para perceber o funcionamento deste mecanismo e assim, entrar em contato consigo mesma. Respirar não é só um processo fisiológico e sim uma forma de meditação. Se você não o realizar adequadamente, seu corpo não aguentará até o fim da música e sua dança ficará desprovida de sentimento. Pense nisso!!!


Dê uma conferida nestes vídeos sobre técnicas de respiração.
beijos
Rosana




Nenhum comentário:

Postar um comentário