pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dança e abdome

Olá,
Bom, que mexemos muito o abdome na dança é, praticamente, uma redundância, mas você sabe quem está trabalhando realmente lá por dentro?


Os músculos do tronco são classificados em superficiais: reto do abdome, obliquo externo, eretores da espinha e, profundos: obliquo interno, transverso do abdome, multifidus, assoalho pélvico.  Os músculos mais profundos são considerados estabilizadores da coluna e, curiosamente, são subutilizados pela maioria da população. 

Vejamos suas funções:

  • reto do abdome – flexão do tórax e retroversão da pelve, aumento da pressão intra-abdominal ( expiração, vômito, defecação, parto, miccão);

  • oblíquo externo – rotação do tronco, torcendo para lado oposto;
  • obliquo interno – rotação do tronco para o mesmo lado;
  • transverso do abdome – estabilizador da lombar;
  • assoalho pélvico – sustentação das vísceras, contração natural que é reforçada pela contração voluntária;

  • eretores da espinha - extensão e inclinação da coluna;
  • multífidus - estabiliza e faz a extensão da coluna, é proprioceptivo, estabiliza a coluna e a pélvis antes das extremidades;


 Pensemos somente nos movimentos sinuosos como as ondulações camelo. Elas exigem um trabalho intenso do reto abdominal.

E as torções dos oitos ?Recrutam os oblíquos, daí, então, o afinamento da cintura tão característico de quem faz dança do ventre.


A “barriga pra dentro” exige a ativação do reto do abdome, transverso para estabilização da lombar junto com os multífidus e as contrações pélvicas vão fortalecer o assoalho.


É importante que nós, professoras de dança, tiremos tempo para estudar um pouquinho mais fundo a musculatura envolvida na prática da dança do ventre para que nosso ensino tenha mais qualidade e precisão.
 
Alongamentos mais direcionados também facilitarão a percepção desses músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário