pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mais uma etapa vencida

Olá,
Finalmente, o meu número de DRT saiu. Sei que para muitos, trata-se tão somente de uma inscrição no Ministério do Trabalho, um registro sem valor prático. Para mim, no entanto, ele tem um sabor todo especial.


Comecei a dançar adulta na tentativa de buscar alívio para dores emocionais e físicas. O primeiro contato com a dança do ventre me trouxe alegria, mas também sinalizava a dificuldade que eu encontraria pela frente para dar ao meu corpo uma nova forma.


Minha família e eu mesma pensávamos que era fogo de palha. Logo eu desistiria face à complexidade dos movimentos. À princípio, uma dança tão sensual e suave não combinava com uma pessoa mais dura e tímida. A vida, porém, tem suas razões quando nos coloca em determinadas situações. Apesar de desengonçada, eu decidi bem  lá no fundo do meu coração que não desistiria daquilo, pois já estava apaixonada pela arte.


Aceitei as correções da professora, treinei muito sozinha, dancei nos espetáculos de fim de ano da escola mesmo cheia de vergonha, me dediquei ao estudo, ao aprimoramento dos passos e de repente me vi tomada por uma felicidade sem igual ao deixar meu corpo seguir a música.


Sou a prova de como a dança nos estimula a mobilizar questões internas profundas e a optar por caminhos diferentes. Jamais me imaginei como profissional de dança, mas cá estou ajudando outros a também embelezarem suas vidas com arte. Posso dizer que cheguei até aqui porque me comprometi comigo  mesma a  explorar um lado meu que estava adormecido e sei que ter passado na prova e conquistado o número não é o fim, pelo contrário, o aperfeiçoamento é constante já que a dança é um eterno aprendizado.


Penso que todas as pessoas são capazes de se superar. Um dos motivos que me fez persistir foi o que disse a professora Lulu Sabongi numa de suas entrevistas:  " O número de vezes em que você vai querer desistir é incontável, mas vão acontecer algumas coisas no caminho que vão te colocar de volta na trilha. E hoje, provavelmente estão nascendo algumas menininhas no Brasil, que daqui a 14,15,16 anos vão ser as alunas daquelas que não desistiram". (http://www.youtube.com/watch?v=VYjBWGAwImw)


Você também pode alcançar seus objetivos se for uma pessoa determinada e trabalhar bastante, mas acima de tudo é preciso acreditar em si mesmo. Aqueles que venceram na vida confiaram na própria capacidade.


Agradeço a todos que sempre torceram por mim. E a vida segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário