pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Extensão para a boa postura da bailarina

Oi gente,

Todo mundo fica boquiaberto quando uma bailarina faz o famoso cambré, aquela extensão gigante da coluna formando um arco para trás. Você  sabe executar esse movimento corretamente? Você sabe ensiná-lo?

Geralmente, adquirimos má postura na região torácica, curvando demais essa parte alta das costas, aumentando a cifose. Por ser mais rígida, sua mobilização é mais difícil e na ânsia de atingir a extensão total, talvez sobrecarreguemos a região lombar e a coluna cervical que são mais flexíveis, compensando, erradamente, o movimento.

É importante desafiar o corpo gradativamente para que a musculatura em volta da coluna se fortaleça e permita cada vez mais  extensões maiores. Os vídeos abaixo mostram como os exercícios do pilates auxiliam nesse processo. Lembre-se que a prática é necessária para a memória corporal e mesmo que não se consiga uma extensão absoluta para alguns movimentos de dança, a postura como bailarina melhorará muitíssimo e no dia a dia também. Cresça, alongue e respire!!!


2 comentários:

  1. Adoro as aulas. São práticas e fáceis de executar. Tenho problemas de coluna e quando faço os exercícios me sinto muito bem!
    Obrigada e parabéns à professora Sílvia Gomes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dicas muito boas mesmo, Gloria! Também pratico! bj

      Excluir