pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

sábado, 22 de outubro de 2011

Dança para todos

Quando falamos em dança nos vêm à mente pessoas talentosíssimas com corpos saudáveis e atléticos reforçando  o estereótipo da perfeição e beleza estética. Digo a vocês que é raro encontrar tais pessoas e fácil lhes ensinar pois, já dispõem dos elementos necessários para uma aprendizagem mais "efetiva" em teoria.
Entretanto, não é esta a realidade que se apresenta ao professor de dança acostumado a receber gente ansiosa para entregar-se ao balanço da música, mas que não possui o perfil para isso...FELIZMENTE!

A dança precisa também discutir a questão da diversidade abrindo as portas para as pessoas com deficiência que desejam desfrutar dos benefícios físicos e psicológicos que a arte em movimento proporciona. Logicamente, ensiná-los é mais trabalhoso dependendo de seu tipo de limitação contudo, é possível torná-los seres dançantes através da dedicação de professores e alunos.

O primeiro passo para isso é abrir mão dos rótulos. Adjetivos negativos como 'coitados', 'inválidos' ou mesmo as tentativas de agradar chamando-os de 'especiais' só contribuem para a segregação. SOMOS todos PESSOAS, independentemente de nossas deficiências físicas, intelectuais e emocionais e isso basta para sermos tratados com RESPEITO.

Nós, professores de dança e professores no geral, que lidamos com deficientes, devemos estudar sobre as limitações dos alunos para saber estimulá-los melhor, entendendo que são SERES INTEGRAIS, cheios de potencialidades e possibilidades.

Abaixo estão alguns vídeos que mostram como a dança tem o poder de transformar a vida de qualquer pessoa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário