pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Homens dançantes

A questão de gênero ainda é motivo de grande discussão na sociedade. Mesmo na arte busca-se explicar os papéis masculino e feminino por isso, homens que dançam são polêmicos pois, quebram esta rígida estrutura.


Muitas famílias veem com maus olhos a escolha de uma rapaz pela dança não apenas pelas dificuldades de sobrevivência que a profissão impõe ( sim, dança é profissão!!!!) mas, pelo medo de que ele "se transforme em homossexual"  e quando o balé clássico é a opção, o preconceito é maior ainda. As pessoas confundem virilidade com brutalidade e por conta disso, retiraram do universo masculino a beleza, a sensualidade e a leveza como se estas realmente definissem as preferências sexuais. Quanta bobagem!!!!!

A dança é para todos!!!! Coloquei apenas alguns bailarinos aqui para que vocês possam se inspirar!  Existem tantos outros por aí! Valorizem-os!!!!! :)




quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estude as técnicas

Olá, 
A grande maioria da mulheres que frequenta as aulas de dança do ventre não quer se transformar numa bailarina mas sim, experimentar a liberdade do movimento e cabe as professoras oferecer-lhes isto. Contudo,  a técnica do passo em si  consome tanto o ensino que não se leva em consideração o fato da  aluna muitas vezes, não entender o seu corpo no espaço. A artista se depara com essas questões quando sai dos holofotes e vai para a sala de aula passar seus conhecimentos.

Vamos ilustrar essa dificuldade. Por exemplo, pergunte-se: No movimento do infinito para frente, basta dar uma dica de imagem? Basta  alongar-se? Ou é preciso perceber como o quadril se movimenta ? Qual o estímulo para isso?  É importante pesquisar não apenas alongamentos mas sim, técnicas de preparação do movimento que despertem a consciência corporal. Temos vasto material a respeito: Laban, Feldenkrais, Rolfing, Pilates, Klaus Vianna, Forsythe, Bertazzo, Yoga, etc... Vá em busca dessas informações e atualize-se. Tenha certeza de que suas aulas terão mais qualidade e suas alunas se sentirão mais felizes!

Abraço,
Rosana


http://estudiolabandedanca.webnode.com.br/news/rudolf-von-laban-uma-vida-dedicada-ao-movimento/

http://www.feldenkraisbrasil.com/Portugues/moshe.html

http://www.rolfing.com.br/index.php?p=o-que-e-rolfing

http://revistapilates.com.br/o-que-e-pilates/

http://www.klaussvianna.art.br/

http://www.metodobertazzo.com/

https://yogainternational.com/

http://www.sineris.es/william_forsythe_la_arquitectura_del_movimiento.html

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tribal Belly Dance - exercícios/exercises

Oi, galera

Pra quem gosta do estilo tribal, aqui vão três vídeos da Sharon Kihara trabalhando a preparação do corpo para esta prática.  Tomem cuidado com a amplitude dos movimentos sobretudo, se vocês não estiverem muito acostumadas com grandes alongamentos. Realizem-nos dentro dos seus limites, respeitando seus corpos.  Os vídeos estão narrados em inglês, mas as imagens ajudam no entendimento do conteúdo.

Mesmo quem não pratica o tribal pode se beneficiar dos exercícios propostos.

bjkss


Hello,

If you like Tribal Belly Dance, take a look at these Sharon Kihara's videos in which she prepares the body for the dance. Take care with the stretches, especially if you are not used to exercising a lot. Do them at you own pace.

kisses







quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Movimentos e sequências

Olá,

Achei no youtube um vídeo didático completo da Jillina. Eu gosto bastante do trabalho dela e se vocês também curtem, vale a pena assistir para praticar os movimentos, manter-se em atividade sobretudo, para aquelas que talvez não tenham tempo de frequentar aulas de dança. 
bjks
Rosana


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sugestão de maquiagem

Maquiagem sempre cai bem, né, gente? Achei essa bem bonita.

Segue o passo a passo dela. Espero que gostem e façam para suas apresentações!

bjks




terça-feira, 19 de agosto de 2014

Não perca a referência

Olá,
Por mais inovações que a dança do ventre apresente atualmente, nunca deixe de voltar às origens, assistir aquelas bailarinas antigas de vídeos em preto e branco ou mesmo coloridos mas, sem high definition. Elas, em minha opinião, são a verdadeira fonte de inspiração que podemos encontrar.  

Acredito que se elas dançassem hoje, seriam, seguramente, reprovadas em várias competições pois, muitos as considerariam  básicas demais , sem um "grau de complexidade elevado tecnicamente". Aham...tá bom!!!  O simples ( como se o fosse realmente) é outro nível mesmo!!!!




segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dança e abdome

Olá,
Bom, que mexemos muito o abdome na dança é, praticamente, uma redundância, mas você sabe quem está trabalhando realmente lá por dentro?


Os músculos do tronco são classificados em superficiais: reto do abdome, obliquo externo, eretores da espinha e, profundos: obliquo interno, transverso do abdome, multifidus, assoalho pélvico.  Os músculos mais profundos são considerados estabilizadores da coluna e, curiosamente, são subutilizados pela maioria da população. 

Vejamos suas funções:

  • reto do abdome – flexão do tórax e retroversão da pelve, aumento da pressão intra-abdominal ( expiração, vômito, defecação, parto, miccão);

  • oblíquo externo – rotação do tronco, torcendo para lado oposto;
  • obliquo interno – rotação do tronco para o mesmo lado;
  • transverso do abdome – estabilizador da lombar;
  • assoalho pélvico – sustentação das vísceras, contração natural que é reforçada pela contração voluntária;

  • eretores da espinha - extensão e inclinação da coluna;
  • multífidus - estabiliza e faz a extensão da coluna, é proprioceptivo, estabiliza a coluna e a pélvis antes das extremidades;


 Pensemos somente nos movimentos sinuosos como as ondulações camelo. Elas exigem um trabalho intenso do reto abdominal.

E as torções dos oitos ?Recrutam os oblíquos, daí, então, o afinamento da cintura tão característico de quem faz dança do ventre.


A “barriga pra dentro” exige a ativação do reto do abdome, transverso para estabilização da lombar junto com os multífidus e as contrações pélvicas vão fortalecer o assoalho.


É importante que nós, professoras de dança, tiremos tempo para estudar um pouquinho mais fundo a musculatura envolvida na prática da dança do ventre para que nosso ensino tenha mais qualidade e precisão.
 
Alongamentos mais direcionados também facilitarão a percepção desses músculos.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Organize o corpo para dançar bem - alongamento axial

Uma dança de qualidade começa com uma boa postura que adquirimos através do alongamento axial. Mas, o que é isso?
Em termos bem simples, significa alongar-se desde a base do crânio (início da coluna cervical) até o sacro (final da coluna vertebral) criando espaço entre as vértebras de forma a preservar as curvas fisiológicas da coluna, descomprimindo os discos vertebrais, distribuindo as forças de forma eficiente e equilibrada por todo o corpo. Em outras palavras, trata-se de manter a coluna ereta. A falta de consciência deste crescimento do corpo resulta em muitas dores nas costas provenientes de má postura.

Na dança do ventre, as professoras enfatizam o alongamento axial a todo momento quando falam, por exemplo, no "fiozinho que te puxa para o teto" ou " barriga pra dentro", encaixando o quadril para não causar hiperlordose na lombar.

Dicas pra atingir esse alongamento: crescer pelo topo da cabeça, levar púbis na direção do umbigo, manter ombros longe das orelhas, ativar os abdominais entre outras. Exercícios de pilates priorizam e ensinam essa organização correta do corpo. Lembrando que na posição sentada, utilizamos  os ísquios para equilibrar o corpo.

Veja as ilustrações abaixo:

Pesquise mais sobre o assunto:
http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp

http://www.espacoexcelencia.com.br/uncategorized/alongamento-axial-como-acontece/

http://pilatespaco.blogspot.com.br/2007/11/alongamento-axial-e-higiene-discal.html


terça-feira, 12 de agosto de 2014

Belly fitness: queimando calorias/fat burning

Mais um da série "belly fitness": exercícios bem intensos que queimam calorias. 
Pratique-os com moderação!

Belly fitness again! Nice fat burning exercises but, do them at your own pace!


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Inspiração- taksim

Como é bonito saber ler os instrumentos traduzindo-os em sensibilidade.  É exatamente isso que percebo nesta dança de Aysha Almee. Espero que ela também possa encanta-los assim como fez comigo.


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Belly fitness - braços e abdome/arms and abs

Olá,

Para a mulherada que quer manter a forma se inspirando na dança do ventre,  vai um aqui um vídeo com exercícios direcionados para os braços e abdome. E depois, eu quero ver alguém ainda dizer que dança do ventre "dá barriga"!!!!
Obs: Sempre consulte um médico para certificar-se de que está apta para praticar atividades físicas.

Hello,

If you want to keep fit using belly dance moves as an inspiration, watch this video with exercises for arms and abs. Then, tell me if you still believe belly dance makes you look fat!

Obs: Don't forget to see a doctor to make sure you are able to practice physical activity.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Aziza Raks

Olá, 
 Eu aprecio o trabalho da Aziza, especialmente seu acabamento de braço. Ela também faz lindas e criativas manobras de véu. Neste vídeo, ela dança todas as músicas do CD "Aziza Raks - The passion of bellydance". Espero que vocês gostem!!! 

Hello,

I like Aziza's dance, especially her  delicate arms work. She also has beuatiful and creative veil maneuvers. In this video, she performs all the songs from the CD "Aziza Raks - The passion of bellydance". Hope you enjoy it!



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Véu - desenhos

Achei interessante este vídeo que, seguindo a linha do último que postei, faz um apanhando de movimentos tendo desta vez os de véu como destaque. Alguns nomes foram simplesmente traduzidos, em outros, optei por descrever o movimento.  Bom para estudar! :)

1. Arabesque com as mãos se tocando acima da cabeça
2. Frente e trás
3. Coração
4. Puxar para as laterais fazendo meio círculo
5. Frente e trás com uma das pontas enquanto a outra se mantém próxima ao quadril pela frente.
6. Giro simples com braços abertos
7. Redemoinho
8. Redemoinho mais 8 desenhando acima da cabeça
9. Caracol ou círculo acima do ombro
10. Passo cruzado trazendo o véu da direção da perna que abre
11. Giro anti-horário com um braço acima da cabeça
12. Giro com um braço acima da cabeça e véu a frente do corpo
13. Moldura
14. Cone
15. Envelope ou cabana
16. Cone + envelope
17. Borboleta
18. Borboleta com giro 1
19. Borboleta com giro 2
20. Borboleta + frente e trás
21. Tulipa
22.Helicóptero
23. Borboleta + helicóptero
24. Deslocamento com vários giros
25. Deslocamento com vários giros e pernas levemente afastadas