pensamento

"Conduzimos o corpo para falar somente o que pensamos, mas ele pode e deve ser usado para falar daquilo que sentimos. O coração dá ritmo ao movimento. Movimento é vida e vida é sentimento que a razão insiste em explicar, mas no mar das emoções onde habita a alma, as palavras não têm acesso". (Rosana Elias)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Shimmies

Com uma explicação clara e fácil,  a dançarina Bozenka faz um bom apanhado sobre os shimmies. Bom material para estudar ou revisar os tremidos.

1.  tremido de ombros
2. tremido básico (solto)
3. tremido em meia ponta
4. tremido 3/4
5. tremido em L
6. tremido com torção
7. tremido beduíno
8. tremido egípcio
9. tremido de tensão
10. tremido pélvico
11. tremido de torção
12. tremido com deslocamento


sábado, 19 de julho de 2014

Somente dance

Dia desses, estava revendo os vídeos de Fifi Abdo e que me perdoem aqueles que a consideram repetitiva no passos, pobre tecnicamente, vulgar. Para mim, ela é uma grande fonte de inspiração. Sabe por quê? Porque  sua dança é simples e espontânea.

Acredito que a dança do ventre está carregada de simbolismos desnecessários como o "despertar da deusa interior", "libertação da mulher", "transformação total e absoluta do ser", ideias tão completas e inatingíveis que tornam a dança sufocante. O mesmo acontece quando se quer intelectualizar demais o movimento através da preocupação excessiva com a técnica que padroniza o gesto e das competições que rotulam o artista.

Não estou dizendo que o estudo é prescindível. Seria muita leviandade  minha achar que só a emoção governa a dança. Bailarinos sabem que são forjados por aulas. Quanto mais conhecimento o bailarino  adquire, melhor consegue se expressar e quanto mais ele apreende da vida, indo além das fronteiras de seu território dançante, mais próximo chega do "ser artista". Isso é fato !
Contudo, eu vejo danças arrogantes voltadas para a execução do passo, do braço perfeito, do sorriso coreografado, da sensualidade obrigatória, do figurino reluzente. Tudo muito bem preparado e chato.

Por isso que fui até Fifi para observar a dança pela dança. Danço porque gosto e ponto. Sei desse jeito e ponto. Não quero transformar nada tampouco despertar divindades. Não sou deusa, sou humana e isso basta.Ouço a música e isso basta. O simples é revolucionário!